Ads Top

Raspas e restos me interessam

“Na natureza, nada se perde e nada se cria, tudo se transforma”. Esta frase do cientista Lavoisier foi escrita para resumir todos os processos químicos da natureza, mas deve servir também de máxima para qualquer pessoa interessada em reduzir a quantidade de dejetos produzida diariamente.

A consciência de que tudo aquilo que consumimos se transforma em lixo é importante para termos noção do nosso impacto no planeta e avaliarmos bem quais hábitos podemos mudar para fazer a nossa parte.

Hoje, uma família brasileira desperdiça, em média, 128 quilos de alimento por ano[i] e este lixo orgânico tem um enorme impacto no meio ambiente. Antes de jogar fora restos de comida, cascas e sementes, é importante pensar melhor em como aproveitar ao máximo sua utilidade.

Para ajudar com isso, elencamos algumas dicas básicas de como transformar as sobras dos alimentos em material valioso.

Faça mais comida!

Os restos de alguns alimentos, como cascas e talos, são ricos em nutrientes e podem ser usados para fazer sucos, bolos ou geleias. A casca de laranja, fonte de fósforo e fibras, é ótima para preparar molhos, enquanto a casca do maracujá pode servir para uma boa geleia ou para completar alguns doces. Só tome cuidado para não deixar passar muito tempo depois do preparo inicial, pois as cascas podem oxidar e perder suas propriedades.

Mesmo as sementes de frutas e legumes podem ser reaproveitadas. A dica é juntar uma boa quantidade delas e triturá-las no liquidificador com linhaça para uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais, ou torrá-las no forno para lanches rápidos e nutritivos durante o dia. Sementes de abóbora ou de melancia são perfeitas para um lanchinho saudável.

Limpeza de casa ou da pele

Se não quiser se arriscar nas receitas, pode também aproveitar as cascas para procedimentos de beleza. As de batata ou de pepino, por exemplo, quando deixadas por algum tempo no rosto podem reduzir o inchaço ao redor dos olhos. E os restos de polpa de abacate também servem como um hidratante eficiente. Mas a limpeza não precisa ser só para a pele. As borras de café são materiais com propriedades antibacterianas e antivirais, e podem ajudar a remover o acúmulo de sujeira em superfícies como pias, panelas ou grelhas.

Que tal ter uma composteira em casa?

A compostagem é um processo natural de transformação do lixo orgânico. Ao separar sobras de alimentos para a compostagem, você permite que micro-organismos, como fungos e bactérias, degradem a matéria orgânica naturalmente e a transformem em húmus. Este material final é fértil e rico em nutrientes e pode ser usado depois para adubar as plantas que você tem no quintal ou na varanda. Há no mercado composteiras domésticas que podem ajudar neste processo, que é simples e higiênico.

Você tem alguma dica do que fazer com aqueles restos de alimentos que iriam para o lixo? Compartilhe conosco!

 

Fontes:

E-Cycle: https://www.ecycle.com.br/

[i] Correio do Povo, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

The post Raspas e restos me interessam appeared first on Nutrição Prática & Saudável.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.